Piauiense Série A

FFP realiza arbitral do Piauiense Série A

Competição inicia dia 13 de janeiro de 2024

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) realizou nesta segunda-feira (07) arbitral com os clubes participantes do Piauiense Série A 2024. O encontro teve como objetivo aprovar o formato apresentado na reunião anterior, com uma pequena adequação, que prevê menos datas e uma divisão dos participantes em grupos.

A mudança visa adequar o estadual ao calendário da CBF, que sugere um limite de 14 datas reservadas para os campeonatos estaduais, além de dar mais competitividade ao campeonato.

 

Fórmula de disputa

O novo formato de disputa do Campeonato Piauiense prevê a participação de oito clubes, divididos em dois grupos, com quatro participantes cada. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação da Série A de 2023. Os grupos ficaram assim definidos:

  • Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;
  • Grupo B: Fluminense-PI, Corisabba, Oeirense e Parnahyba.

Cada grupo jogará entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos. Na segunda fase os grupos se cruzam em jogos de ida e volta (1º do Grupo A x 4º do Grupo B / 2º do Grupo A x 3º do Grupo B / 3º do Grupo A x 2º do Grupo B / 4º do Grupo A x 1º do Grupo B).

Se classificam as quatro melhores equipes, somando a pontuação da primeira e segunda fase. As semifinais serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). Em caso de empate no placar agregado, as equipes irão para disputa de pênaltis.

O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão de 2025, além da vaga direta na Copa do Nordeste ao campeão.

 

Rebaixamento

Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira e segunda fase.


Data de início

O Campeonato Piauiense está previsto para iniciar dia 14 de janeiro de 2024. A expectativa é que a competição termine antes do início dos campeonatos nacionais.

 

Participação dos clubes

Representantes de todos os clubes estiveram presentes no arbitral e aprovaram o formato. O Campeonato Piauiense é o principal torneio de futebol do estado e conta com a participação dos principais clubes piauienses. O atual campeão é o River, que conquistou o título em 2023.

Outras Notícias


TODAS NOTÍCIAS

Patrocinadores

Colchão Onix
Governo do Piauí
 

©2024 Federação de Futebol do Piauí - CNPJ 06.531.347/0001-47 - Av. José dos Santos e Silva, 1100 - Centro
Telefone: (86) 3304-2392 - E-mail: secretaria@ffp-pi.com.br - pi.registro@ffp-pi.com.br